Qualidade, exclusividade e originalidade: assim podemos descrever como são os kilts da X-Kilts.

O projeto teve início em 2003, em São Paulo, com a criação de um produto basicamente inédito em nosso país. Não havia a confecção séria e adequada desse tipo de saiote masculino. Ideias de saias masculinas sempre fizeram parte do cenário da moda, mas baseados em uma adaptação de roupas femininas para uso por homens. E nossa ideia não foi atrelada à moda e sim ao estilo.

Os kilts possuem história. São trajes originados nos principais países celtas, centenas de anos atrás, onde era apenas uma roupa enrolada e presa ao redor do corpo, muitas vezes podendo ser utilizada de formas diferentes, como cobertor, por exemplo, por serem feitos com muito tecido.Antigo celta usando "kilt"Exemplo de um "great kilt" Mas, o kilt como o conhecemos atualmente, tem em torno de 250 anos. É uma evolução desse traje antigo, adaptado à realidade da época. Diferentemente de uma calça, é um traje confeccionado com muito tecido, distribuido pelos pleats na parte de trás.

Ao contrário do que se pensa, o kilt não é, portanto, uma invenção exclusiva da Escócia. E sim da Irlanda. Os escoceses o aperfeiçoaram e o difundiram, com o conceito de cores em seu famoso “xadrez”, o tartan. Como a sociedade escocesa era dividida em clãs, em dado momento histórico alguém teve a ideia de identificação de cada família pelas cores de seus trajes e, então, o kilt ficou em evidência.Desfile na Irlanda - kilts de cores sólidas

Apesar de existir o tartan também na Irlanda, os kilts de lá não tem a preocupação básica de cores em padrões de xadrez. Assim, cores sólidas seriam mais comuns, como o preto, o verde e o saffron (essas duas últimas, inclusive, são as cores do país). Em essência, ambos são iguais, com essa principal diferença.

Século XXI. A X-Kilts criou um modelo atualizado, diretamente inspirado nos kilts originais escoceses e irlandeses, mas com a diferença da utilização de materiais e tecidos modernos e voltados para nosso país. Com isso, nossos kilts são confeccionados com tecidos de cores sólidas, non-tartan, que combinam com qualquer roupa ou calçado.

A atitude é sua!!!